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E-commerce: O que é, Como Funciona e Quais os Melhores

E-commerce é uma modalidade de comércio em que as compras e vendas são feitas pela internet. No comércio eletrônico, o fabricante ou revendedor disponibiliza seus produtos em uma plataforma virtual própria e as transações são realizadas online.

O que é e-commerce?

Essa parece uma pergunta banal.

Afinal, é de conhecimento geral que, quando mencionamos esse termo, estamos falando de compras pela internet.

Só que aprofundar o conhecimento, saber como é a dinâmica do comércio eletrônico e quais são os tipos de vendas é fundamental para quem quer ter o próprio e-commerce.

Não basta saber que e-commerce representa venda online.

É preciso entender como é possível criar uma loja virtual, quais métricas analisar e quais estratégias implementar para ter sucesso nesse mercado.

E é justamente sobre isso que você vai ler a partir de agora.

Confira alguns tópicos que serão abordados ao longo do artigo:

  • O que é e-commerce
  • Como funciona
  • O que é preciso para montar
  • Métricas
  • Tipos de e-commerce
  • Dicas de estratégias.

Ficou interessado?

Então, siga a leitura.

O que é e-commerce?

laptop sob mesa com pagina de ecommerce em tela

E-commerce, na tradução para o português, significa comércio eletrônico.

É uma modalidade de comércio por meio da qual a compra e venda, bem como as transações financeiras, são feitas totalmente pela internet.

Nessa modalidade, as empresas vendem por meio de lojas virtuais próprias.

É possível comercializar qualquer coisa: livros, eletrônicos, roupas, alimentos.

É o caso, por exemplo, de grandes e-commerces, como Amazon, Netshoes e Magazine Luiza, por exemplo.

Para isso, a empresa precisa ter uma página dentro de uma plataforma de e-commerce, que é o sistema que permite a criação e o gerenciamento da loja virtual.

O sistema mostra um mecanismo além da página que é vista pelo usuário ao entrar no site da empresa.

Em uma plataforma de e-commerce, o sistema reúne informações importantes para a gestão de vendas em uma base administradora.

Por meio dela, é possível fazer gestão de estoques e preços, cadastrar produtos e analisar pedidos de clientes.

Como funciona um e-commerce

mulher sorrindo ao utilizar laptop

Eu já mencionei a característica central do e-commercial: ele representa processos de compra e venda que ocorrem inteiramente pela internet.

Logo, o consumidor compra por meio de plataformas digitais e dispositivos variados: computadores, tablets e smartphones.

Para o cliente, basta acessar a loja virtual, navegar pelos produtos e comprar os itens desejados.

Para a loja, o processo é mais complexo.

Ele começa na montagem do e-commerce, que inclui fotos e vídeos de produtos, descrição de especificações de cada item e parcerias com fornecedores e transportadoras, estas últimas responsáveis pela logística.

Também passa pela escolha dos formatos de pagamento: boleto bancário e cartões de crédito e débito, por exemplo.

Além disso, a empresa precisa reunir esforços de marketing para divulgar os produtos e de atendimento ao cliente, incluindo relacionamento no pós-venda.

Os produtos são anunciados virtualmente na plataforma, funcionando como uma espécie de vitrine.

Para que o consumidor receba os produtos em casa, geralmente precisa pagar um valor referente ao frete  - dependendo da região em que mora.

Para que serve o e-commerce?

mini caixas de compras sob teclado de laptop

A finalidade central do e-commerce é permitir que o consumidor faça compras de maneira rápida e fácil, recebendo o produto em casa sem a necessidade de se deslocar a uma loja física.

O surgimento desse tipo de comércio foi um movimento natural ao surgimento da internet e dos negócios baseados no modelo digital.

Mas, afinal, para que serve o e-commerce pensando na figura de quem vende?

De maneira geral, dá para dizer que a finalidade do e-commerce é ampliar os canais de venda, atingir consumidores que hoje compram pela internet e inserir o negócio no ambiente digital.

Se você está pensando em criar uma loja virtual, é porque já sabe que essa modalidade tem potencial para aumentar as vendas da empresa, estou certo?

Bem, você tem uma boa ideia em mente, já que o e-commerce tem, de fato, potencial.

Uma pesquisa da WebShoppers 2019 mostra que o Brasil tem o maior faturamento de e-commerce na América Latina, com 36% da população sendo digital buyer.

Em 2018, de acordo com o levantamento, o faturamento nessa modalidade contabilizou 133 bilhões de reais.

E você não quer perder a sua fatia nesse mercado, não é mesmo?

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